OBESIDADE INFANTIL DEVE SER COMBATIDA

OBESIDADE MENINAS

30 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: TENHA A CERTEZA QUE CRESCIMENTO NÃO SE RECUPERA,


E QUE MUITAS VEZES APESAR DE PERCEBERMOS QUE AS COISAS NÃO VÃO BEM, ESQUECEMOS QUE UM DIA SEREMOS COBRADOS POR NOSSOS FILHOS, PRINCIPALMENTE SE FOR AVALIADA A NECESSIDADE DE REPOSIÇÃO DO HGH – HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (SOMATOTROFINA OU COMPLEXO 191) EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, ENTRETANTO O PENSAMENTO MAIS FREQUENTE NO MEIO CIENTÍFICO É QUE MESMO TEORICAMENTE DENTRO DO PADRÃO NORMAL DE CRESCIMENTO, PODERÁ COMPENSAR TRATAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES E JUVENIS.

Toda criança deve ser medida e pesada no mínimo uma vez por ano. Essa é a principal recomendação dos especialistas quando o assunto é crescimento infantil, um processo curioso que depende de vários fatores para ocorrer normalmente. Alimentação adequada, prática de esportes e, especialmente, prevenção de doenças como anemia, infecções, asma e verminoses são fundamentais para garantir o crescimento das crianças. Mas não se engane. Não existe nada atualmente que faça seu filho crescer mais do que a genética determina.
Muitos pais ficam decepcionados ao perceber que os filhos não serão altos e perguntam se existe algum tratamento capaz de fazê-los ganhar altura, altura determinada geneticamente, ou seja, se uma pessoa nasce predisposta a ter 1,70 metros, não terá mais do que isso. Para que a criança alcance essa altura alvo na idade adulta, são necessárias condições ideais de saúde. Dieta regular, atividade física, repouso adequado e ausência de doenças crônicas e de problemas intestinais são fatores que influenciam positivamente no crescimento das crianças, esses são fatores externos que podem interferir no aumento estatural. Mas, grande parte das crianças que tem seu crescimento reduzido em conseqüência de doenças ou de alimentação inadequada pode ter seu crescimento otimizado e melhorar seu desenvolvimento. Tudo vai depender do tempo e da intensidade do problema. Se a criança ficou mal dois meses, basta tratar a doença que ela retoma seu crescimento e continua a altura programada. Mas, se a criança fica doente muito tempo, a situação se complica. Os distúrbios de crescimento causados por desequilíbrio hormonal, como o nanismo e o gigantismo, são raros. Esses casos podem ser identificados precocemente, assim como os transtornos mais simples. Muitas dessas disfunções, de acordo com as observações científicas, são percebidas na escola. Vê-se que o aluno apresenta um atraso no desenvolvimento físico, conversamos com os pais. Ao apresentarem um trabalho, os alunos da 7ª série de uma escola que comparavam a altura dos estudantes da escola com a média de desenvolvimento das crianças no resto do mundo, a conclusão é de que os alunos estão na média com desenvolvimento não uniforme - O crescimento não acontece da mesma forma durante a infância e a adolescência. 
Segundo os médicos, as crianças apresentam fases rápidas e lentas de crescimento, que começam logo no primeiro ano de vida, quando o bebê se desenvolve cerca de 20 centímetros. Em nenhum momento a criança vai crescer tanto em tão pouco tempo, é uma fase importante, que a mãe precisa aderir à amamentação; entre um e dois anos, esse desenvolvimento chega a ser de 12 centímetros/ano. A partir dessa idade, o crescimento começa a desacelerar um pouco, chegando a ser de 7 cm a 8 cm anualmente até os quatro anos de idade e, depois, de 4 cm a 5 cm até a puberdade, embora trabalhos científicos internacionais, consideram que se o crescimento na ultima fase for de somente até 5 cm/ano já se pode considerar como crescimento deficiente é irá finalizar em uma estatura média para meninos e meninas, e estará completada. Entretanto o pensamento mais frequente no meio científico é que mesmo teoricamente dentro do padrão normal de crescimento, poderá compensar tratar crianças e adolescentes e juvenis com cartilagem de crescimento aberta de acordo com os padrões de Greülich ET Peyle ou também os padrões de Tanner e/ou verificação dos ossos longos dos membros inferiores abertos, devido os grandes avanços na terapêutica do crescimento com riscos desprezíveis. 

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais: 
1. O hormônio do crescimento (GH) tem outros efeitos além de promover o crescimento linear ou por pulsos em crianças?
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com 

2. Crianças que tem seu crescimento reduzido em conseqüência de doenças ou de alimentação inadequada podem ter seu crescimento otimizado e melhorar o seu desenvolvimento?
http://crescermais2.blogspot.com 

3. Toda criança deve ser medida e pesada no mínimo uma vez por ano ? http://metabolismocontrolado.blogspot.com 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.
 
Referências Bibliográficas:
Ralph Decker, Kerstin Albertsson Wikland; Kriström Berit; Nierop FM Andreas; Jan Gustafsson; Bosaeus Ingvar; Fors Hans; Hochberg Ze'ev; Dahlgren Jovanna 
Publicado em: 2010/11/18; Clin Endocrinol.
2010, 73 (3) :346-534. © Blackwell Publishing 2010.
 








Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              
email: vanderhaagenbrasil@gmail.com


Seguir no Google Buzz


12 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A DEFICIÊNCIA DO HORMÔNIO DE CRESCIMENTO, SUAS IMPLICAÇÕES, A IMPORTÂNCIA DE SEU DIAGNÓSTICO PRECOCE


TANTO NA CRIANÇA QUANTO NO ADULTO E A IMPORTÂNCIA DE SUA REPOSIÇÃO EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (DGH).

Os somatotrófos são células da glândula pituitária que secretam o hormônio de crescimento (GH). Esta secreção de hormônio de crescimento (GH) é estimulada pelo fator liberador de hormônio de crescimento (GHRH) e é inibida pela somatostatina é produzida pelas células delta do pâncreas, em lugares denominados Ilhotas de Langerhans, pelo hipotálamo, é classificada como um hormônio inibitório, e um dos hormônios que ela inibe a secreção é o hormônio de crescimento (GH). As manifestações clínicas da deficiência de hormônio de crescimento (DGH) são variáveis, dependendo da idade que começamAs crianças geralmente apresentam baixa estatura, enquanto os adultos têm reduzido o desempenho físico e o bem estar psicológico é prejudicado. Os objetivos da terapia com hormônio de crescimento (GH) são diferentes em crianças e adultos. Em crianças, se usa o hormônio de crescimento (GH) com a finalidade de promover o crescimento linear e restaurar a composição corporal, já em adultos, as metas são para melhorar o condicionamento e força física, para restaurar a composição corporal normal, e para melhorar a qualidade de vida. 
O hormônio do crescimento promove o crescimento linear, regulando a produção endócrina e parácrina (as glândulas parácrinas segregam mediadores que se difundem para o líquido extracelular - de fora da célula e afetam as células vizinhas) do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), que é produzido pelo fígado e outros tecidos alvo, incluindo a placa de crescimento epifisária dos ossos longos. O hormônio do crescimento (GH) tem diversas ações metabólicas, tal como a lipolítica e a diabetogênica e efeitos anabólicos (efeitos androgênicos). Portanto os resultados da deficiência de hormônio de crescimento (DGH) são alterações na fisiologia (funcionamento) dos diferentes sistemas do corpo, manifestando-se em aumento de gordura visceral, aumento de gordura subcutânea, diminuição da massa muscular, diminuição da densidade mineral óssea e pior desempenho nos exercícios. A incidência de baixa estatura associada a graves deficiências de hormônio de crescimento (DGH) na infância, tem sido estimada em diversos estudos que cerca de 1 em 4.000 a 1 em 10.000 crianças sofrem da deficiência de hormônio de crescimento (DGH). Cerca de 20.000 crianças por ano recebem a terapia de reposição de hormônio de crescimento (GH), e cerca de 4.000 crianças são diagnosticados anualmente como candidatas a este tratamento. A prevalência exata da deficiência de hormônio de crescimento (DGH) na idade adulta não é conhecida. Cerca de 35.000 adultos apresentam deficiência de hormônio de crescimento (DGH), e anualmente cerca de 6.000 novos pacientes adultos são diagnosticados.

Dr. João Santos Caio Jr.
 Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Os somatotrófos são células da glândula pituitária que secretam o hormônio de crescimento (GH)?
http://crescersim.blogspot.com

2. Esta secreção de hormônio de crescimento (GH) é estimulada pelo fator liberador de hormônio de crescimento (GHRH)?
http://crescermais2.blogspot.com

3. As crianças geralmente apresentam baixa estatura, enquanto os adultos têm reduzido o desempenho físico e o bem estar psicológico é prejudicado? 

http://deficienciahormonal.blogspot.com

OS AUTORES PROSPECTIVOS ET REAUTORIZADO O USO DOS DIREITOS 
AUTORAIS COM CITAÇÃO DA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Autor: Eledrisi S Mohsen, MD, FACP, FACE, Editor-Chefe: Griffing T George, MD, Steven Gambert R, MD, presidente MACP,  Francisco Talavera, PharmD, PhD Farmácia Senior Editor, eMedicine, Don S Schalch, MD,  Mark Cooper, MBBS, PhD, chefe FRACP.








Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              


Seguir no Google Buzz