OBESIDADE INFANTIL DEVE SER COMBATIDA

OBESIDADE MENINAS

12 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A DEFICIÊNCIA DO HORMÔNIO DE CRESCIMENTO, SUAS IMPLICAÇÕES, A IMPORTÂNCIA DE SEU DIAGNÓSTICO PRECOCE


TANTO NA CRIANÇA QUANTO NO ADULTO E A IMPORTÂNCIA DE SUA REPOSIÇÃO EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (DGH).

Os somatotrófos são células da glândula pituitária que secretam o hormônio de crescimento (GH). Esta secreção de hormônio de crescimento (GH) é estimulada pelo fator liberador de hormônio de crescimento (GHRH) e é inibida pela somatostatina é produzida pelas células delta do pâncreas, em lugares denominados Ilhotas de Langerhans, pelo hipotálamo, é classificada como um hormônio inibitório, e um dos hormônios que ela inibe a secreção é o hormônio de crescimento (GH). As manifestações clínicas da deficiência de hormônio de crescimento (DGH) são variáveis, dependendo da idade que começamAs crianças geralmente apresentam baixa estatura, enquanto os adultos têm reduzido o desempenho físico e o bem estar psicológico é prejudicado. Os objetivos da terapia com hormônio de crescimento (GH) são diferentes em crianças e adultos. Em crianças, se usa o hormônio de crescimento (GH) com a finalidade de promover o crescimento linear e restaurar a composição corporal, já em adultos, as metas são para melhorar o condicionamento e força física, para restaurar a composição corporal normal, e para melhorar a qualidade de vida. 
O hormônio do crescimento promove o crescimento linear, regulando a produção endócrina e parácrina (as glândulas parácrinas segregam mediadores que se difundem para o líquido extracelular - de fora da célula e afetam as células vizinhas) do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), que é produzido pelo fígado e outros tecidos alvo, incluindo a placa de crescimento epifisária dos ossos longos. O hormônio do crescimento (GH) tem diversas ações metabólicas, tal como a lipolítica e a diabetogênica e efeitos anabólicos (efeitos androgênicos). Portanto os resultados da deficiência de hormônio de crescimento (DGH) são alterações na fisiologia (funcionamento) dos diferentes sistemas do corpo, manifestando-se em aumento de gordura visceral, aumento de gordura subcutânea, diminuição da massa muscular, diminuição da densidade mineral óssea e pior desempenho nos exercícios. A incidência de baixa estatura associada a graves deficiências de hormônio de crescimento (DGH) na infância, tem sido estimada em diversos estudos que cerca de 1 em 4.000 a 1 em 10.000 crianças sofrem da deficiência de hormônio de crescimento (DGH). Cerca de 20.000 crianças por ano recebem a terapia de reposição de hormônio de crescimento (GH), e cerca de 4.000 crianças são diagnosticados anualmente como candidatas a este tratamento. A prevalência exata da deficiência de hormônio de crescimento (DGH) na idade adulta não é conhecida. Cerca de 35.000 adultos apresentam deficiência de hormônio de crescimento (DGH), e anualmente cerca de 6.000 novos pacientes adultos são diagnosticados.

Dr. João Santos Caio Jr.
 Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Os somatotrófos são células da glândula pituitária que secretam o hormônio de crescimento (GH)?
http://crescersim.blogspot.com

2. Esta secreção de hormônio de crescimento (GH) é estimulada pelo fator liberador de hormônio de crescimento (GHRH)?
http://crescermais2.blogspot.com

3. As crianças geralmente apresentam baixa estatura, enquanto os adultos têm reduzido o desempenho físico e o bem estar psicológico é prejudicado? 

http://deficienciahormonal.blogspot.com

OS AUTORES PROSPECTIVOS ET REAUTORIZADO O USO DOS DIREITOS 
AUTORAIS COM CITAÇÃO DA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Autor: Eledrisi S Mohsen, MD, FACP, FACE, Editor-Chefe: Griffing T George, MD, Steven Gambert R, MD, presidente MACP,  Francisco Talavera, PharmD, PhD Farmácia Senior Editor, eMedicine, Don S Schalch, MD,  Mark Cooper, MBBS, PhD, chefe FRACP.








Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              


Seguir no Google Buzz


Nenhum comentário: