OBESIDADE INFANTIL DEVE SER COMBATIDA

OBESIDADE MENINAS

2 de maio de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (SOMATOTROFINA – HGH)


PODEM APRESENTAR PROBLEMAS ODONTOLÓGICOS ALÉM DA DEFICIÊNCIA DE CRESCIMENTO QUE É O QUE MAIS SE NOTA.

Pais de crianças com deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) cujos filhos apresentam problemas de estatura, não pensam nas consequências que a deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) pode produzir na área de desenvolvimento odontológico destas crianças. A deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) é um problema generalizado, que afeta mais do que apenas a estatura da criançaOs níveis normais do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) são necessários para o crescimento e desenvolvimento normal dos dentes do seu filho e dos maxilares. Na rotina de atendimento odontológico e importante a avaliação dos níveis do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) para a saúde odontológica futura de seu filho. A falta de hormônio de crescimento (somatotrofina – HGH) provoca um atraso no crescimento dos ossos, que é claramente evidente na estatura de uma criança. 
Menos evidentes para a maioria das pessoas são os efeitos da deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) sobre o rosto e os dentes do seu filho. A deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH), geralmente causa um atraso no crescimento dos ossos faciais e dos dentes do seu filho. Por exemplo, na ausência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH), é comum que os chamados dentes de leite durem somente de 2 a 5 anos, que é um tempo menor que a média para uma criança, que seria de 7 a 8 ano anos antes de começarem a ser trocados pelos dentes definitivos. Estas crianças também são mais propensos a ter falta de dentes definitivos, podem necessitar de aparelhos ortodônticos, pontes, implantes e coroas (dentes de substituição) para corrigir as falhas. Se você suspeitar dessas alterações em seu filho é melhor levá-lo ao dentista o quanto antes, para que possa fazer raios-X (radiografia) do maxilar da criança para verificar estas condições. O hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) tem um forte efeito sobre o crescimento ósseo, incluindo nos ossos do maxilar superior e do maxilar inferior. Na deficiência de hormônio de crescimento (somatotrofina – HGH), é comum ver um problema de crescimento dos maxilares. Este problema de crescimento é comumente visto com mais frequência no maxilar inferior pequeno ou a presença de um queixo menor que o normal para a harmonia facial. Parece que o hormônio de crescimento interfere mais no crescimento do maxilar inferior.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:  
1. A deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) é um problema generalizado, que afeta mais do que apenas a estatura da criança?

2. Os níveis normais do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) são necessários para o crescimento e desenvolvimento normal dos dentes do seu filho e dos maxilares?

3. A deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH), geralmente causa um atraso no crescimento dos ossos faciais e dos dentes do seu filho?

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Kirt E. Simmons, DDS, Ph.D. - Diretor de Ortodontia craniofacial do Arkansas Children's Hospital - Departamento de Cirurgia -  Universidade de Arkansas de Ciências Médicas - Little Rock, Arkansas.








Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              
email: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio

Site Van Der Häägen Brazil

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz